Por esta época uma grande desgraça abateu o reino: uma peste desconhecida assolou a região, levando ao leito inclusive o nobre e valoroso rei. Os sábios e os ajudantes de medicina faziam de tudo, mas as mortes iam se sucedendo em número muito grande. Não havia diagnóstico preciso a respeito daquela peste, uma vez que os sintomas eram novos.
O nosso querido Omir teve então uma brilhante idéia relacionando a peste e seus sintomas com um problema de um povo distante relatado no seu livro. O remédio proposto foi elaborado e dado aos doentes.
A surpresa e o alívio: quase todos começaram a apresentar melhoras, inclusive o rei. A felicidade era tão grande que festas foram realizadas. Omir ocupava lugar de destaque, agora visto também como grande conhecedor das artes médicas. E aproveitando a euforia, o rei disse em discurso público que queria ter Omir próximo a ele. A partir deste dia ele seria conselheiro real e moraria nas dependências do palácio.
Omir terminou de ler o livro nesta época. Conta a lenda que ele ficou indignado pois nenhum mapa do tesouro foi mostrado e sequer uma dica de como encontrar o tesouro ficou explicito no tão longo e complicado livro.
Resolveu devolvê-lo e requerer seu dinheiro de volta, uma vez que fora enganado. E assim foi feito. Dirigiu-se à barraca e falou nestes termos:
- O senhor mentiu para mim – disse ao vendedor da barraca – Este livro não me mostrou tesouro algum! – completou.
O vendedor fitou-lhe de cima a baixo e sabia e calmamente retrucou:
- Lembro-me de quando o senhor adquiriu o livro, pagando caro por ele. Suas vestes eram pobres e seu semblante cansado e mal cuidado. Lembro-me também de tê-lo visto sendo homenageado pelo nosso rei e sei que és agora conselheiro real e mora no palácio. Por um acaso, será que tudo isso não lhe aconteceu após ter iniciado a leitura do livro?
Omir não cabia em si de vergonha. Em um instante percebeu que o tesouro – “uma arca cheia de pedras preciosas” – enterrado em um lugar qualquer e que poderia ser encontrado com a ajuda de um mapa não era a intenção do livro. A sua leitura trouxe um tesouro que jamais lhe seria tirado nem pelo mais vil ladrão: o tesouro do conhecimento. A sua perseverança havia lhe trazido inúmeras conquistas e ainda ajudado os que estavam ao seu redor. E sua existência haveria de ser mais feliz ainda dado que naquele instante decidiu que tornar-se-ia um estudioso e aplicaria o seu saber sempre em benefício dos outros.
Devolveu o livro ao vendedor. Pois sabia que era necessário que mais pessoas se beneficiassem dele. Despediu-se e agradeceu com os olhos úmidos. Caminhou bastante e parou no alto de um morro. Sentia um alegre contentamento por viver. Desceu, reintegrando-se à vida do reino, pois tinha que dividir esse contentamento com os outros...
Este texto foi inspirado no conto "O tesouro de Bresa" de Malba Tahan.
4 comentários:
oooooiiiii viiiictor!!!!^^
é, a sala 25 deixa saudades...
Adorei a história do tesouro.... já tinha lido (eu tenho um livro de malba tahan), mas nunca é tarde pra se ler de novo valores algumas vezes esquecidos na memória já cansada por conta do vestibular.
Aproveito pra desejar um ótimo 2007 e tudo de bom!!!
Um abraço!!!
saudações terráqueo! XD
OIIIIII.. victor...
ahahahha...
Nha essa historia me lembra muitas outras que você contou em sala de aula....
Vc lembra a gente muitos valores que NUNCA deveriamos esquecer...
E você ensina o conhecimento...
ou seja você ensina o tesouro!
SAUDADES!
Na verdade eu sou cabeçuda e li soh o fim...
E a hora que eu li o começo eu lembrei...
Nao sei se você contou essa no cursinho...
mas eu me lembro que você contou essa no segundo ano... no final do ano!
baahahaha
Com certeza essa história eu vou guardar comigo para sempre....primeiro pq foi uma história que me fez pensar como estava a minha vida naquele momento tão importante que nada mais era do que uma faze de transição entre a inocência da adolescencia e a maturidade de um adulto e segundo pq foi uma história contada por um professor que eu nunca mais esquecerei em toda minha vida!!! te mais victor muitas saudades de vc!!!
=)
Postar um comentário